Pesquisa Seminário de Design de Interação
ABRAHAM PALATINIK
Entre suas obras mais conhecidas estão as peças que se assemelham aos móbiles do escultor norte-americano Alexander Calder, no entanto se diferenciam por se mover mecanicamente com regularidade dentro da dinâmica planejada. Suas obras contem instalações eléticas que criam movimentos e jogos de luzes. A partir de 1959, o artista leva o movimento para o campo tridimensional, criando trabalhos em que campos eletromagnéticos acionam pequenos objetos colocados em caixas fechadas e inventa peças que exploram as possibilidades tecnológicas da arte e faz quadros em superfícies bidimensionais.
Objeto Lúdico
Em 1965, Palatinik retoma a pesquisa com campos magnétios, criando o objeto lúdico, que consiste na colocação de uma base e formas geomáticas de cores diferentes, que podem ser manipuladas pelo espectador através de um bastão magnetizado. O artista usa os polos positivo e negativo do ímã para atrair ou repulsar as formas geométricas que constituem fragmentos de uma estrutura maior a ser armada pelo espectador-participante. Assim, ele não abre mão de um processo lúdico na confecção da obra, ainda que use uma base
matemática e movimentos programados.
GISELA MOTTA E LEANDRO LIMA
Os artistas Gisela Motta e Leandro Lima são parceiros de vida e trabalho e desenvolvem diversas obras em conjunto, desde 1997, passaram a participar regularmente de salões e diversas mostras coletivas no Brasil e no exterior.
Comentários
Postar um comentário